17/05/2009

Porquê de uma Intervenção em Grupo com adolescentes diabéticos?

A adolescência caracteriza-se por um período de rápidas transformações biológicas, cognitivas e sociais. Nesta fase da vida, aumentam significativamente os acontecimentos stressantes, que podem desencadear uma sensação de descontrolo perante os acontecimentos envolventes e acções pessoais, podendo causar perturbações no adolescente. Para esta população viver com uma doença crónica, não é uma tarefa fácil e a Diabetes Mellitus Tipo 1 pode ser percebida como um acontecimento de vida perturbador que se relaciona com uma multiplicidade de ocorrências e condições de desenvolvimento (Almeida & Pereira, 2006; Leite, 2005).
A adesão aos tratamentos da Diabetes Mellitus Tipo 1 é essencial para o controlo e para a qualidade de vida dos adolescentes insulino-dependentes. Devido aos vários factores que influenciam a adesão à terapêutica, principalmente nos adolescentes, a taxa de adesão é baixa, podendo levar a que estes sofram consequências graves no seu futuro.
Com este programa o objectivo central foi aumentar a adesão dos adolescentes aos tratamentos da diabetes.
-> Dr.ª Ângela Rodrigues (Psicóloga)

1 comentário:

Carla Gomes disse...

Quero felicitar a Dr.ª Ângela e aos restantes médicos pela iniciativa de realizar uma intervenção de grupo nesta temática, é sem dúvida uma área pertinente. Do mesmo modo, saúdo o facto, destes jovens, darem continuidade ao grupo, é notório que para além das novas aprendizagens, se criaram novas amizades e que unidos conseguem lidar com a doença de uma forma mais positiva.

Espero que haja mais iniciativas do género noutros contextos hospitalares.

Por tudo isto, os meus sinceros parabéns e desejo o melhor para todos.